Grupos de trabalho da ABNT

ABNT – CB-26 – COMISSÃO DE ESTUDOS DE ESTERILIZAÇÃO DE PRODUTOS PARA SAÚDE – CE-26:090.01

ISO – TC-198 – STERILIZATION OF HEALTH CARE PRODUCTS

Com a constante evolução e aperfeiçoamento dos processos de limpeza, desinfecção, revisão, embalagens e esterilização de produtos para saúde de uma forma geral, juntamente com um conhecimento mais profundo de procedimentos e equipamentos envoltos neste sistema, os usuários brasileiros tem de estar atentos e melhor conhecedores destas técnicas atuais.

No BRASIL não deveríamos ser diferentes de outros países, pois o mundo está mais integrado nas informações, por esta razão principal desde 2010 a Comissão de Estudos do Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar CB-26 da ABNT (ASSOCIAÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS) vem implementando normas ISO (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION) que abrangem todos os processos de esterilização de produtos para saúde.

Como no mundo moderno cada dia que passamos se inventa ou aperfeiçoam-se procedimentos, processos e equipamentos, os usuários e fabricantes destes sistemas, principalmente no BRASIL, se vêem compelidos a ter maiores orientações técnicas.
A Comissão de Estudos CE-26:090.01 – Esterilização de Produtos para Saúde, vem sistematicamente trabalhando na atualização e implementação de normativas que nos orientem nas boas práticas.

Vale lembrar que as normativas colocadas como forma de Norma ABNT ISO estão dentro dos anseios de vários profissionais e empresas hospitalares e por organizações governamentais, para que desta forma possamos estar bem orientados com as normatizações atuais, modernas e de tecnologias.

Todos os procedimentos e fabricação de equipamentos que se baseiam em orientações técnicas, têm sua segurança e qualidade asseguradas para um produto da saúde e principalmente em seus métodos de controle e fabricação.
Quando é necessário fornecer produtos para saúde de forma estéril, as normas ISO especificam requerimentos para validação e controle de rotina do processo de limpeza, desinfecção, embalagem e/ou sistema de barreira estéril, esterilização por várias metodologias, que reduzem a carga microbiológica de um produto para saúde, que serão processados sob condições de um padrão em conformidade com os requisitos de qualidade, ou que tenham sido submetidos a processos de limpeza como parte de seu reprocessamento em estabelecimento de assistência a saúde, pois estes produtos podem apresentar microrganismos viáveis antes do processo de esterilização, mesmo que em quantidades reduzidas. Esses produtos devem ser considerados não estéreis.

O maior propósito dos processos de limpeza, desinfecção e esterilização são de reduzir e inativar microrganismos viáveis presentes e assim transformar estes produtos em produtos estéreis de uso assegurado.
A ABNT tem garantido e acelerado a implementação das normativas ISO em nosso País e conta com sua Comissão de estudos, reunindo profissionais de várias áreas de atuação, hoje esta Comissão conta com 14 subcomissões de estudos, a saber:
 
Coordenador do CE: Sr. Fernando Bustamante
Secretária do CE: Enfª Silvia Baffi
GT 01 - Esterilização por Oxido de Etileno – Relator: Claudionor Marques (BIOXXI-RJ)
GT 02 - Esterilização por Irradiação Gama – Relatora: Dra. Daniela Paquer (CBE-SP)
GT 03- Esterilização por Vapor Saturado – Relator: Fernando Bustamante (SP)
GT 04 - Indicadores Biológicos – Relatora: Enfª. Carmen Pozzer (S.C.M. Porto Alegre-RS)
GT 05 - Terminologia – Relator: S/Relator
GT 06 - Indicadores Químicos – Relatora: Enfª. Suzana C. da Silva (IGMED-RS)
GT 07 - Embalagem – Relatora: Enfª. Kelly Bergonzi (STERIS-SP)
GT 08 - Métodos Microbiológicos – Relator: Dra. Aguida Cassola (HUMMAN-SP)
GT 09 - Processos Assépticos – Relatora: Enfª. Angelica Lapos (BIOXXI-RJ)
GT 10 - Esterilização Química – Relator: Eng. Kelly Lídia (LABNEWS-SP)
GT 11 - Critérios Gerais p/Processos de Esterilização – Relator: Dra. Angelica Lapos (BIOXXI-RJ)
GT 12 - Informações p/Reprocessamento de Produtos Esterilizáveis – Relator: Dr. Luiz Carlos (SP)
GT 13 - Lavadoras Desinfetadoras – Relatora: Enfª. Silvia Baffi (FAMI)
GT 14 - Esterilização por Calor Seco – Relator: S/Relator
 
Como podemos observar algumas comissões, todavia, não tem um Relator designado, pois a divisão das subcomissões teve seu inicio em 2010.

Em razão desta formação, que foi solicitada e baseada na configuração original do Grupo da ISO – TC-198 – Sterilization of health care products, e por um apoio incondicional da ABIMO (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ARTIGOS E EQUIPAMENTOS MÉDICOS, ODONTOLÓGICOS, HOSPITALARES E DE LABORATÓRIOS), a Comissão obteve recursos financeiros, através de acordods bilaterais da OPAS/ABIMO, afim de poder enviar seu Coordenador e demais colaboradores profissionais em missões técnicas, com o intuito de participar de reuniões da ISO fora do Brasil, sendo a 1ª na Cidade de Washington-USA em novembro/2011 e a 2ª em Paris – FRANÇA, esta última no mês de abril/2012.

Todavia com este apoio, pudemos enviar técnicos a reuniões para outras localidades do Brasil, para participarem de reuniões das subcomissões em outros estados brasileiros, havendo desta forma uma melhor integração entre os técnicos das subcomissões. Hoje o CE-26:090.01 busca parcerias para viabilizar a continuação dessa integração com a comunidade internacional , com a iniciativa privada.

O CE-26:090.01 – Esterilização de produtos para saúde mantém reuniões mensais para discução de temas relevantes e de interesse dos membros para a continua implementação de normas no Brasil, estas reuniões são abertas ao público técnico que queira contribuir para o desenvolvimento da normatização brasileira.
Direitos Reservados ©2015: ABE - Associação Brasileira das Empresas de Esterilização | Desenvolvimento makeweb.com.br